A Festa

A Festa Literária de Santa Maria (FLISM) é um encontro literário, que consiste na discussão e divulgação da literatura na comunidade, através de conversas sobre e com grandes escritores. O objetivo é expandir o conhecimento e o debate sobre literatura, livros e o valor da leitura para além do público acadêmico, envolvendo a comunidade de Santa Maria e região.

A FLISM já teve duas edições, em 2018 e 2019, quando contou com a vinda de importantes nomes da literatura nacional, como Ignácio de Loyola Brandão, Luiz Ruffato, Leonel Caldela e Leticia Wierzchowski, além de uma grande
diversidade de sessões temáticas, mediadas por professores, agentes culturais e autores locais, e prestigiada por um público bastante variado, tanto de estudantes da UFSM quanto da comunidade em geral.

A FLISM 2020 já havia confirmado a presença de pelo menos três nomes importantes do cenário literário nacional. Dada, porém, a incerteza da realização desta edição (que se realizaria no auditório da CESMA, no início do segundo
semestre) e dado o interesse já consolidado da comunidade santa-mariense pelos debates por ela promovidos, pensamos que a antecipação das datas de realização do evento e a transformação da sua identidade para FLISM EM CASA, podem ser uma forma de preservar os objetivos originais, ao mesmo tempo em que se
combate os impactos negativos da pandemia.

Os Organizadores

A FLISM não seria a mesma se não contasse, em seu projeto, com a participação ativa de um grupo de alunos dos Cursos de Letras da UFSM. Em especial compuseram já a equipe da FLISM: Alana Francisca Da Silva Hoffmann, Andressa Luz Da Silva, Aylon De Oliveira Dutra, Camila Savegnago, Camila Steinhorst, Débora Wink, Eduarda Goncalves Paz, Esther Costa Faria, Giseli Caroline Seeger Da Silva, Isabelle Fernanda Soares Folgueiral, Juliana Prestes De Oliveira, Karen Lorrany Neves Adorno, Luana Steffer, Lucas Sauzem Cruz, Pedro Rogério Tavares, Renata Nicoletti e Xênia Amaral de Matos.

Enéias Tavares é professor de Literatura na UFSM, onde orienta trabalhos de pós-graduação sobre literatura fantástica e ministra a disciplina Escrita de Ficção. Em 2014, pela editora LeYa, publicou “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison”, primeiro volume de Brasiliana Steampunk, e em 2017, pela editora Avec publicou “Guanabara Real – A Alcova da Morte”. O primeiro foi finalista do Prêmio Argos de Melhor Romance de 2014 e o segundo ganhou o Prêmio Le Blanc de Melhor Romance Fantástico de 2017 e o Prêmio Ages de Melhor Romance Juvenil. Junto de Bruno Matangrano é o responsável pela exposição “Fantástico Brasileiro”, que se tornou livro em 2018 pela editora Arte & Letra. Em 2019, publicou sua primeira Graphic Novel: O Matrimônio de Céu & Inferno, em parceria com Fred Rubim, pela Editora AVEC. No ano seguinte, o volume é publicado nos EUA pela Behemoth Comics. Com Rubim também assina o web quadrinho A Todo Vapor!, publicado no portal CosmoNerd e finalista do Prêmio HQ Mix em 2019. Foi idealizador e organizador da FLISM desde sua primeira edição. Mais de sua produção em https://eneiastavares.com.br.

Raquel Trentin Oliveira é professora de literatura do Curso de Letras da UFSM desde 2009. Tem Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, PT, e Doutorado pela UFSM. Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras na linha Literatura, Cultura, Interdisciplinaridade, orientando projetos de doutorado e mestrado, especialmente, em literatura portuguesa. Tem livros e artigos publicados na área de Letras e é coordenadora do Grupo de Estudos Narrativos (GEN), aberto a alunos de Letras e demais interessados, externos à UFSM. Foi idealizadora e organizadora da FLISM desde sua primeira edição.

Músico e escritor, Gérson Werlang, nasceu em Santa Rosa-RS, de onde saiu ainda criança, vindo a se fixar em Santa Maria-RS. Possui diversos trabalhos musicais lançados, tanto em carreira solo como com sua banda, a Poços & Nuvens, que receberam menções positivas da imprensa internacional. Estreou na literatura com um livro de poemas, Outros Outonos, em 1997. Em 2011, publicou um longo ensaio sobre a Música na obra de Erico Verissimo. É professor na Universidade Federal de Santa Maria, nas áreas de Música e Letras. Mestre em Música e Doutor e Pós-Doutor em Letras, orienta projetos de pós-graduação que envolvem Música e Literatura. Em 2020, lançou Wilde em Berneval pela Editora Coralina, seu primeiro romance. Foi idealizador e organizador da Flism desde sua primeira edição. Mais de sua produção em http://gersonwerlang.com.